Glutamina – Para que Serve o Suplemento? Como Tomar?

0
36
Protein powder or weight loss powder spilling out of a measuring scoop.

A glutamina é um aminoácido não essencial produzido pelo nosso próprio organismo. Nosso organismo é capaz de produzir 20 tipos de aminoácidos sozinho. E a Glutamina é a proteína que mais circula no nosso organismo. Ela totaliza 20% do que nosso corpo consegue produzir sozinho.

Para que Serve Glutamina?

Em alguns casos, o organismo pode funcionar diferente, produzindo relativamente menos essa proteína. Por isso às vezes é recomendado que haja a suplementação ou uma dieta especial para que o corpo consiga atingir os níveis corretos de glutamina.

A glutamina produz a suplementação para o nosso corpo. O ganho dessa proteína aumenta a quantidade de aminoácidos não essencial.

Aminoácido não essencial são as proteínas que seu próprio organismo não consegue produzir, extraindo de alimentos de origem animal, tais como: carne, leite, ovos etc.

Pessoas ativas e praticantes de exercícios físicos devem priorizar essa suplementação, pois só assim conseguirão de fato manter o bom funcionamento do corpo. Eles são necessários para repor os aminoácidos gastos durante treinos intensos.

Como ela age em nosso organismo?

Nosso organismo é altamente dependente da glutamina. Ela potencializa vários órgãos do nosso corpo e também é totalmente benéfica para nosso sistema imunológico, este de fato é um elemento muito importante para quem pratica exercícios físicos.

Estudos mostram que após um treino intenso, o organismo costuma diminuir em 50% essa proteína da corrente sanguínea. Isto quer dizer que uma pessoa que malha muito, acaba usando seu “estoque” de glutamina existente nos músculos na prática dos exercícios quando não está a utilizar o suplemento. Porque somente o que nosso organismo produz em um devido momento acaba sendo insuficiente.

Benefícios da Glutamina

A glutamina tem alguns benefícios bem importantes para termos bons motivos para fazermos dela parte de nossa vida. Veja como ela é capaz de agir:

  • Regula e sintetiza a degradação de proteínas.
  • Ajuda a manter o sistema imune.
  • Melhora a eficiência mental.
  • Favorece a síntese de GABA, neurotransmissor importante em nosso organismo.
  • Fonte energética para o sistema imunológico
  • Oferece equilíbrio de hormônios após desgastes excessivos dos treinos.
  • Contribui positivamente para o controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea.
  • Auxilia no bom funcionamento da flora intestinal.
  • Diminui a probabilidade de doenças degenerativas.
  • Contribui para o crescimento dos músculos.

Como Tomar Glutamina

O indicado é ingerir no máximo até 20 gramas do suplemento por dia. Há pesquisas que afirmam que 5 gramas é o necessário para a contribuição. Porém, depende também do seu organismo e claro, não saia tomando uma dosagem que lhe vier a cabeça. Procure um especialista para lhe auxiliar.

O melhor horário para você utilizar o suplemento é:

  • No início da manhã – 5 gramas pela manhã ainda em jejum.
  • Antes do treino – 4 a 8 gramas 30 minutos antes dos treinos e exercícios.
  • Pós treino – 5 gramas é o essencial e necessário para a recuperação muscular, ajudando ainda a regularizar as taxas de Glutaminas gastas durante sua prática.
  • Na ceia – Durante a última refeição do dia, 5 gramas do suplemento é o suficiente para você continuar a produzir o hormônio enquanto dorme. A produção será beneficiada mesmo enquanto seu corpo estiver em descanso.

Contra indicação

Pesquisas afirmam que o uso de Glutamina para diabéticos deve ser aprovada e acompanhada por um médico. O organismo da pessoa com diabetes age de forma involuntária no processo de metabolização da Glutamina.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here