Maca Peruana Aumenta a Fertilidade, Desejo Sexual e Vitalidade. Conheça!

0
56
maca peruana

A maca peruana (Lepidium meyenii) é um tubérculo originário da Cordilheira dos Andes. O formato da planta lembra um rabanete. Porém, fora do Peru ele costuma ser encontrado e consumido apenas em forma de pó ou em cápsulas, extraídos de sua raiz.

Há milhares de anos a maca peruana é usada pelos povos andinos como medicamento relacionado à fertilidade, desejo sexual, vitalidade e para um uso mais eficiente da memória e das faculdades mentais.

A maca – também conhecida como ginseng peruano – é uma fonte rica em vitaminas, minerais, proteínas, fibras e uma lista imensa de outros nutrientes. Por seus “poderes”, o alimento logo começou a chamar a atenção do público brasileiro.

Benefícios

Com o objetivo de prevenir doenças, auxiliar em tratamentos e até ajudar a perder peso, a maca peruana se tornou uma “queridinha” de quem busca uma dieta equilibrada. Farmácias e laboratórios de manipulação são os locais onde se pode encontrar o produto.

maca peruana libido

Seus principais benefícios são:

  • Antioxidante, combatendo a oxidação das células e envelhecimento precoce;
  • Ajuda no controle hormonal, através de substâncias que não agem diretamente como hormônios;
  • Aumenta a libido, apesar de estudos ainda não serem conclusivos sobre esse benefício;
  • Aumento da fertilidade: estudos realizados mostram evidências de que a raiz aumenta a contagem de espermatozoides;
  • Aumento da energia, pois contém carboidratos complexos, que liberam energia lentamente por longos períodos;
  • Auxilia no controle dos sintomas da menopausa;
  • Previne a osteoporose;
  • Ajuda na clareza mental: melhor raciocínio, foco e clareza de pensamento são relatados por usuários da planta;
  • Combate a ansiedade, estresse, depressão e alteração constante de humor;
  • Ajuda a amenizar problemas de pele, atenuando manchas e acne.

Como utilizar a planta

A maca peruana é da mesma família do repolho, couve, nabo e mostarda. Uma dosagem geralmente indicada por nutricionistas é de entre 500mg a 1200mg por dia. Estudos de sua eficácia mostram que uma quantidade entre 1500mg a 3000mg, administrada em três doses diárias, melhora o desejo sexual masculino.

maca peruana libido

A planta pode ser usada na preparação de pratos como saladas, bebidas, vitaminas, pratos quentes, sopas, sucos e café. Recomenda-se evitar temperaturas muito altas que podem levar à perda das suas propriedades.

Quanto tempo leva para fazer efeito?

Rica em minerais (cálcio, potássio, ferro, magnésio, fósforo, zinco) a maca também contém fitoesteróis, ácidos graxos essenciais, proteínas, carboidratos e fibras. O tempo de ação depende da dosagem e de fatores como idade do usuário, estilo de vida, regularidade do consumo e problema a ser combatido.

Como exemplo, em uma pesquisa realizada na Itália foi administrada uma dose de 240mg de maca por dia e um placebo em 50 homens que sofriam de disfunção erétil. Depois de 12 semanas, ambos os grupos relataram uma melhora do problema, sendo mais significativa no grupo que consumiu a maca de fato.

Efeitos colaterais

A planta se mostra bastante segura quando consumida nas doses indicadas e não foram identificados efeitos colaterais até o momento. Mas, como qualquer outro suplemento, é preciso evitar consumi-lo em excesso.

Quantidades excessivas de maca podem levar a um descontrole do sistema endócrino e causar sérias consequências, por causa dos seus efeitos sobre o balanço hormonal. Caso o usuário sentir algum sintoma estranho ao consumir a planta, deve suspender imediatamente sua ingestão e buscar a ajuda de um profissional de saúde.

Contraindicações

Por ser um produto natural, a maca peruana não costuma ter contraindicações para quem a consome de forma orientada e não exagera na dose. Mas existem alguns cuidados a serem tomados. Eis os principais grupos que não devem usar a planta:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Pessoas com alguma doença que envolva sensibilidade hormonal;
  • Quem faz tratamentos anticoagulantes;
  • Quem sofre de insônia.

Além disso, por ser rica em fibras, pode causar possíveis problemas digestivos caso haja consumo exagerado. E também seu uso deve ser feito apenas com prescrição médica por quem tem problemas na glândula tireoide, pois ela pode aumentar de tamanho.

Logo, como todo suplemento, a maca peruana tem seus benefícios e recomendaçõe a serem seguidas. Mas seu sucesso comprova que os antigos Incas sabiam de suas potencialidades e o bem que fazia para a saúde, fato comprovado por estudos modernos. Tudo é uma questão de saber usá-la e aproveitá-la.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here