Estilos e Modelos de Jaquetas de Couro Masculina

0
28

A jaqueta de couro é praticamente um item obrigatório no armário de qualquer pessoa. A peça nunca está ultrapassada e é extremamente versátil. Pode ser usada com um look mais formal, pro dia a dia, para sair à noite ou ir trabalhar. Ela possui referências na música e no cinema, mas você conhece a história de como as jaquetas de couro surgiram?

Atualmente, há diversos modelos e cores variadas de jaquetas de couro. Porém, quando elas foram lançadas, eram usadas apenas pelos homens e não existia essa variedade toda. A história do surgimento das jaquetas de couro começou junto com o desenvolvimento dos aviões, automóveis e motos, durante a Primeira Guerra Mundial. Na época, surgiu a necessidade da criação de uma roupa que garantisse maior proteção do frio aos aviadores e militares.

O primeiro modelo de jaqueta de couro foi o bomber, extremamente confortável e durável. Com o tempo ele foi adotado como padrão militar nos Estados Unidos e, depois, utilizado pelos ícones de entretenimento da televisão. As estrelas dos anos 40 e 50 de Hollywood, como Jimmy Stewart, Gary Cooper e Harrison Ford, fizeram com que o uso das jaquetas bomber se popularizasse.

Alguns anos mais tarde surgiram as Perfecto, um estilo de jaqueta de couro que apresenta os bolsos com zíperes de metal e um cinto na cintura. O modelo popularizou-se depois de utilizado por Marlon Brando em “O Selvagem”, de 1953.

Mais recentemente, outros modelos de jaquetas de couro foram sendo criados e utilizados depois de usados por astros de cinema especialmente. Por exemplo as jaquetas de couro ¾, usadas em Matrix, ou os modelos de jaqueta de Arnold Schwarzenegger e Brad Pitt, em “Clube da Luta”.

Modelos de Jaquetas de Couro

Jaqueta Perfecto

A jaqueta perfecto conquistou o público após ser muito usada por alguns astros de cinema, como Marlon Branco e James Dean. Alguns astro do rock, como Elvis Prestey e os Ramones, também foram responsáveis por popularizar o modelo. A peça apresenta lapela grande, com fechamento na transversal por meio de zíper. Ela possui os bolsos fechados por zíper também e um corte que valoriza a silhueta masculina.

Considerada uma peça coringa do guarda roupa masculina, a jaqueta perfecto acompanha tanto looks mais formais quando os mais despojados. Ela combina com calça jeans, bota e camiseta com estampa.

Racer Jacket – Biker Jacket

A racer jacket ou biker jacket é considerada um pouco mais minimalista, quando comparada com a perfecto. Ela não tem lapela, mas, sim, uma gola pequena que protege o pescoço. O fechamento é por meio de zíper e o modelo possui bolsos próximos da altura do peito com fechamento também por meio de zíperes. Além disso, ainda há mais dois bolsos na região da cintura, para guardar objetos pequenos e aquecer as mãos.

Bastante versátil, o modelo conversa tanto com um visual mais street quanto com um casual ou formal. A racer jacket vai bem com calça jeans skinny, camisa jeans e botas. Ela foi bastante vista nos filmes “Fúria Sobre Duas Rodas” e “AS 24 Horas de Le Mans”, sendo que Tom Cruise é um astro que usa muito essa peça.

Jaqueta Bomber – Flyer Jacket – Jaqueta Aviador

Caracterizada por possuir uma gola larga que pode ser coberta por pele ou não. A jaqueta bomber tem fechamento por zíper, punhos elásticos e bolsos transversais na região da cintura. O modelo surgiu com a função de proteger e manter aquecidos os pilotos do frio intenso durante a Primeira Guerra Mundial. Por isso o seu forro é pesado e o caimento tende a aumentar o volume do tronco.

O modelo é bastante versátil e pode ser usado em qualquer tipo de look, desde os mais clássicos até os esportivos. Para um jantar no final de semana, por exemplo, é possível combinar a jaquetacom uma simples camisa polo preta com jeans de lavagem escura. Pra completar o look e dar uma cara um pouco mais motoqueira, um coturno marrom é uma ótima opção.

Varsity Jacket – College Jacket – Baseball Jacket

Foi na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que surgiu a college jacket. Ela era usada como uma forma de identificar os jogadores que se destacavam nas partidas do campeonato. A peça é um símbolo da cultura do país que ficou tão popular que conquistou o mundo.

A varsity jacket, como é conhecida também, se caracteriza por possuir punhos e golas elásticos, com fechamento por meio de botões. Além de bolsos na região da cintura, que podem ser transversais ou verticais. O modelo em cores únicas tem um visual mais neutro, que combina com looks esportivos e casuais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here