Dicas de Como Fazer a Barba Crescer Mais Rápido

0
17

A barba sempre foi considerado um sinal de masculinidade, sendo usada, inclusive, para estratificar a classe das pessoas. No Egito Antigo, por exemplo, a barba era cultivada pelos homens membros da nobreza como um sinal de status social. Já no Império Romano, ela fazia parte de um ritual de passagem, onde os homens não podiam tirar nenhum pelo do corpo até chegar à puberdade.

De qualquer forma, sabemos que hoje a barba não é somente uma barba. Cada rosto tem suas características e peculiaridades sobre os pelos faciais. Por isso, muitas vezes é necessário que os homens visitem um especialista no assunto – o barbeiro. Lá eles podem se orientar com relação a melhor forma de cuida da barba e, até mesmo, pegar dicas do modelo mais adequado pro rosto.

Independente do modelo, o desejo da maior parte dos homens é que a barba cresça mais rápido para conquistar a forma e a largura que mais favorecem o visual. No entanto, o crescimento dos pelos varia de pessoa para pessoa, existem homens em que o pelo cresce devagar, enquanto que em outros o crescimento é mais rápido. Se você está no primeiro grupo, sabe que há alguns truques e cuidados que ajudam a fazer a barba crescer mais rápido.

Exercitar-se cinco vezes na semana

O hormônio responsável pelo crescimento dos pelos é a testosterona e os homens que produzem essa substância em menor quantidade, vão ter mais dificuldade para “fazer” a barba crescer. Contudo, uma ótima maneira de aumentar a testosterona no organismo é a prática regular de atividades físicas – sendo o mínimo indicado, cinco vezes por semana.

Os exercícios podem ser voltados para a musculatura ou cardiovascular, dependendo de qual é o objetivo do praticante. O importante é exercitar-se, para melhorar os batimentos e a circulação de todo o corpo. Isso facilita a entrega dos nutrientes e das vitaminas.

Incluir alimentos na dieta com vitamina B

Algumas vitaminas presentes no complexo B, entre elas a B1, B6 e B12, são bastante importantes para o crescimento dos cabelos e pelos. Dessa forma, adotar uma alimentação rica nesse grupo de vitaminas auxilia no crescimento mais rápido da barba. Entre as sugestões de alimentos estão banana, o abacate, a castanha-do-pará e o salmão. Outros alimentos que beneficia o crescimento dos pelos são os ricos em proteína, como a carne branca, o queijos, o leite e os ovos.

Consumir suplemento de biotina

A biotina é uma outra vitamina que pertence ao complexo B. Ela é indispensável para o correto funcionamento dos folículos que são responsáveis pela produção dos pelos da região facial. O indicado é consumir um suplemente de, ao menos, 2,5 mg por dia para estimular o crescimento dos pelos da barba.

Fazer uma massagem no rosto com eucalipto

A massagem é uma excelente alternativa para quem deseja aumentar a circulação sanguínea de uma determinada região. Ela atua na melhora do transporte das vitaminas e dos nutrientes. Dessa forma, ajuda os folículos a receberem os nutrientes necessários para atuar no desenvolvimento de mais pelos. A sugestão é fazer a massagem utilizando óleo essencial de eucalipto, que possui propriedade antimicrobianas e antibacterianas, que atuam no combate de bactérias e fungos.

Esfoliar o rosto duas vezes por semana

A esfoliação do rosto é um cuidado essencial para deixar a pele limpa. Ela remove as células mortas da pele, que podem estar atuando de forma a bloquear o caminho do pelo. Dessa forma, com o tratamento, o trabalho dos folículos se torna mais fácil e a probabilidade de surgimento de pelos encravados diminui. O indicado é, após fazer a esfoliação completa, hidratar o rosto, para manter a pelo hidratada.

Praticar atividades relaxantes

As atividades relaxantes, como a prática de meditação ou yoga, ou ainda a leitura de um livro, auxiliam a reduzir os níveis de estresse que foram acumulados no corpo no decorrer do dia. O estresse, quando está em níveis muito alto, faz com que o corpo produza mais cortisol – substância responsável por diminuir a produção de testosterona, aquele hormônio que atua no crescimentos dos pelos. Logo, os homens que tem uma vida bastante estressada e não tem nenhum tipo de estratégia para lidar com o sentimento podem vir a ter uma maior dificuldade para fazer a barba crescer.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here