Dicas de Como Engrossar a Barba – Deixe sua Barba Cheia e Sem Falhas

0
134

A barba é uma característica muito apreciada nos homens e seguidamente está na moda, como agora. A sua espessura, cor e quantidade normalmente estão associadas a ideia de masculinidade, poder e vigor em muitas culturas. Muitos homens gostam de cuidar dos seus pelos com atenção, pois a barba cobre uma boa parte do rosto, estando sempre exposta e visível, independente dos acessórios ou roupas usados.

Contudo, muitos homens tem barbas com aparências não muito favoráveis, podendo ser ralas demais, com poucos pelos ou as duas situações juntas. Para os que curtem uma barba cheia, bonita e bem feita, uma barba fina pode ser sinônimo de problema. Por isso, separamos várias dicas para engrossar a barba.

Fator Genético e Estilo de Vida

Antes de aprender como engrossar os fios da barba, é importante entender os motivos que deixam o pelo mais fino e fraco que o normal. Da mesma maneira como ocorre com o cabelo, a quantidade e a estrutura dos fios da barba sofrem grande influência de fatores hormonais e genéticos.

Dormir pouco, comer mal e ter uma vida estressada são outras razões que contribuem para a perda de força dos pelos durante o crescimento. Adotar uma dieta pobre em nutrientes e cheia de comidas gordurosas e não nutritivas, assim como a privação de sono, comprometem o crescimento dos cabelos e da barba. Dessa forma, adotar um dieta equilibrada, rica em legumes, frutas, peixes, carnes magras e gorduras saudáveis, contribui para a saúde capilar.

Engrosse sua Barba

Gostaríamos muito de ter uma fórmula mágica que fizesse a barba crescer e engrossar da noite para o dia. Afinal, existem mil dicas disponíveis na internet, que prometem transformar a barba fina na estilo lenhador como em uma passe de mágica. Mas, a verdade é que é preciso ter bastante paciência e persistência para ela ficar mais grossa e preenchendo melhor o rosto.

O indicado é não mexer na barba por, ao menos, um mês.

Não mexa nem para modelar, porque ela precisa de um tempo para poder crescer, especialmente se a sua barba for falhada. É importante não desistir e tentar não se barbear mesmo quando estiver incomodando. Para ajudar no alívio da coceira, a dica é usar cremes com esteroides, como os que possuem hidrocortisona.

Outra sugestão, é utilizar shampoos anticaspa duas ou três vezes por semana para evitar que a pele fique seca ou desenvolva espinha. Assim como, é sempre indicado usar um balm para a barba, que ajuda a manter a pele hidratada e controlar a coceira sentida. Depois desse período para o crescimento, apare a barba ou modele-a para ficar com o desenho mais bonito.

Invista em Vitaminas e Suplementos Alimentares

Pode parecer frescura, mas não é. Cuidar da saúde e da alimentação é importante para que a barba cresça mais rápido e mais grossa também. Alguns alimentos tem vitaminas que ajudam no crescimentos dos fios de cabelos e, consequentemente, nos da barba também. A sugestão é incluir no cardápio alimentos que sejam ricos em ácido fólico e vitamina B9, como folhas verdes, nozes e castanhas. Outra dica são os alimentos com as vitaminas B3 e B5, como leites e ovos.

Lave e Hidrate a Barba

Você já faz isso com o seu cabelo, não é mesmo? Então, por que não fazer a mesma coisa com a barba? O ideal é manter a barba sempre limpa, utilizando para isso shampoos. Inclusive, dá para aproveitar o momento de lavar os fios de cabelo para lavar a barba também, economizando tempo.

A hidratação diária da barba ajuda a deixar os fios mais macios e também com um caimento melhor. Além disso, o uso do óleo ajuda a manter os fios hidratados, garantindo mais força à eles. Outro benefício é a fragrância e a sensação refrescante que ficam nos fios.

Apare a Barba com Cuidado

Para não cortar mais pelos do que é necessário, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer a barba. Se o desejado é apenas aparar e modelar os fios, a dica é demarcar as linhas do rosto e tirar somente os pelos que estiverem de fora. Se pelos que não devem forem retirados, será preciso esperar que eles cresçam de novo.

Outra cuidado é quando for secar a barba com toalhas. Se esfregar com muita força, os fios podem descamar ou cair. Assim como, é importante sempre que for retirar a barba toda cortar no sentido de crescimento dos fios. Isso não prejudica no crescimento da barba futuramente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here