Batata doce engorda? Como usar para aumentar a massa muscular e potencializar o treino

1
20

A batata doce é um tubérculo rico em fibras e carboidrato. O alimento serve para nutrir o organismo e aumentar a massa muscular, ela tem ganhado cada vez mais espaço no cardápio de atletas para tonar o treino mais eficiente.

A inclusão da batata doce em uma dieta saudável facilita o ganho de peso pelo aumento da massa muscular e, por ser rica em carboidratos é uma excelente fonte de energias pré-treino.

Porque a batata doce aumenta a massa muscular

A batata doce tem uma estrutura molecular semelhante ao glicogênio muscular, que é a forma como nós guardamos a glicose – através do musculo para o exercício físico. E exatamente por isso que ela ajuda no ganho de massa.

Além disso a sua grande quantidade de fibras ajuda a repor as fibras musculares que são rompidas durante a prática de atividades físicas (como a musculação) e no lugar delas produzir novos tecidos mais resistentes e fortes. É assim que acontece o processo de ganho de massa muscular.

A batata doce é um alimento completo, cheia de nutrientes, fibras e vitaminas. Ela é ideal para ser utilizada antes dos treinos de musculação, servindo assim como uma excelente fonte de energia.

As propriedades da Batata Doce

A batata doce contêm:

  • Ômega 3
  • Ácidos graxos
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Potássio
  • Sódio
  • Zinco
  • Vitaminas A, B, C, K e E
  • Antocianina
  • Betacaroteno
  • Antioxidantes

A batata doce não é eficiente somente para ganhar massa muscular, mas também contribui para a boa forma de maneira geral. O betacaroteno, Antocianina e Antioxidantes naturais são conhecidos por prevenir doenças como câncer, catarata, manutenção da memória e combate os danos causados por radicais livres.

Enquanto isso, a vitamina do complexo B ajuda no bom funcionamento do cérebro, contribuindo para o bom funcionamento das capacidades cognitivas e memória.

Batata doce emagrece?

A batata doce emagrece porque é rica em fibras, essa substância regula o intestino contribuindo para desintoxicação de substâncias indesejáveis que dificultam o emagrecimento.

Além disso a grande quantidade de fibras dá sensação de saciedade e, quando aliada a uma boa dieta e durante refeições, diminui a quantidade das porções. Ela pode substituir alimentos como o pão branco, por exemplo, logo que este é uma fonte de carboidrato pobre – que aumenta o índice glicêmico gerando picos de glicemia no sangue, mais fome e chances de desenvolver Diabetes.

Já a batata doce, por conter muitas fibras, faz com que a pessoa tenha maior sensação de saciedade porque demora muito mais tempo para ser absorvida no intestino. A fonte de energia fornecida pelo tubérculo é constante no sangue, mantendo o índice glicêmico regulado e evitando a sensação de fome por muito tempo.

Sendo assim, se você quer começar um plano de emagrecimento.  Deve incluir a batata doce nas principais refeições, substituindo as fontes de carboidratos que não são tão boas, como pães, arroz branco, bolachas, etc.

A grande vantagem de batata doce é que quando você a cozinha não é preciso temperar e é fácil de ser armazenada ou comida quente ou fria. Os resultados desse alimento poderoso vai depender da forma como você o consome.

Como devo consumir a batata doce – Dicas para incluir no treino de musculação

Quem treina pesado para ganhar massa muscular costuma ter uma dúvida sobre o consumo de batata doce. Será que deve se consumir batata doce antes ou depois do treino?

Como a batata doce é também uma ótima fonte de energia, a recomendação é que se coma antes dos treinos. Assim, você terá muito mais disposição para cumprir as séries e tirar o melhor proveito do seu treinamento.

Veja como a batata doce é um excelente alimento, confira a composição do alimento com as composições de cada nutriente presente no tubérculo:

  • Gordura: 0 g
  • Fibra alimentar: 4 gramas
  • Calorias: 112 kcal
  • Ferro: 5% IDR
  • Carboidratos: 24 g
  • Proteínas: 2 g
  • Vitamina B6: 16% IDR
  • Vitamina A: 368% da IDR
  • Cálcio: 4% IDR
  • Vitamina C: 40% IDR
  • Potássio: 15% IDR

Uma grande parte dos atletas utiliza como um pós-treino se o seu objetivo é ganhar peso. Já para aumento da massa magra recomenda-se utilização como pré-treino – assim você garante energia para a musculação e também consegue emagrecer mesmo. Quando você ver, já vai estar conquistando resultados sem se submeter a efeitos colaterais.

Como devo inserir a batata doce para combinar com meus treinos

A recomendação para quem faz musculação é ingerir a batata doce sempre com duas horas de antecedência. Esse é o tempo mínimo para que o nosso organismo possa digerir e fazer uso dos nutrientes do alimento.

Aproveite para cortas outras fontes de carboidrato simples, como a batata, pães, arroz branco, pizzas, macarrão, entre outros.

A batata doce também é rica em vitamina A, que ajuda na renovação da pele e dos músculos, e isso para o atleta é essencial, pois ele precisa dessa troca de tecidos. A vitamina A não só faz essa renovação das mucosas, como também tem ação antioxidante, essencial para quem pratica esportes.

As vitaminas B, também presente na batata doce, auxilia nas melhorias sanguínea, e ainda ativa a serotonina do nosso cérebro. Tudo isso é essencial para proporcionar uma sensação de bem-estar no dia a dia, e deixar os atletas motivados para ir em busca de seus objetivos.

Batata doce e musculação

Como você pode ver, a batata doce e o treino de musculação são duas combinações perfeitas para quem deseja ganhar massa muscular. É importante ressaltar que um treino de musculação precisa ser feito com cuidado, preservando assim os ligamentos do nosso corpo e protegendo a nossa coluna.

Procure sempre conversar com seu treinador para que ele mude seu treino pelo menos de três em três meses, pois o nosso corpo acaba acostumando com as atividades e deixa de responder depois de um período.

Viu, como a batata doce e a musculação são excelentes para a sua saúde!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here