Como Fazer Abdominal de Forma Correta – Veja Dicas e os 5 Principais Estilos de Abdominal Para Acabar com a Barriga

0
46

O abdominal é o tipo de exercício que trabalha com a musculatura do abdômen. De acordo com muitos educadores físicos, estes exercícios são fundamentais para a saúde, proporcionando benefícios incríveis quando bem executados.

Quer saber quais são estas vantagens? Fique sabendo hoje:

  1. Benefícios do abdominal,
  2. Como fazer abdominal corretamente,
  3. Dicas de como fazer,
  4. 5 principais estilos de abdominal para eliminar a barriga!

É bem comum que as pessoas temam os abdominais, especialmente por ainda não se acostumarem com a rotina de treinos. Mas relaxe e conheça tudo sobre eles agora.

Benefícios dos Exercícios Abdominais

O exercício abdominal é composto por movimentos que, basicamente, possuem a finalidade de fortalecer e definir a musculatura.

Embora muitos praticantes tenham como objetivo emagrecer ou queimar gordura localizada, o abdominal tem como foco um ponto mais importante: modelar a barriga, desde que o exercício seja feito sob supervisão de um profissional qualificado.

Abdominal para perder barriga

Saiba mais outros benefícios interessantes que os abdominais podem oferecer:

  • Ajuda a corrigir e manter a postura,
  • Melhoram o equilíbrio e estabilidade,
  • Proporcionam o fortalecimento muscular,
  • Promovem mais energia,
  • Promovem mais mobilidade,
  • Melhoram a resistência física,
  • Diminuem os riscos de lesões na coluna,
  • Auxiliam na impostação da voz,
  • Melhoram a coordenação motora.

Outro destaque do abdominal é que ele é indicado para todas as idades! Os músculos do abdômen possuem a função de proteger os órgãos situados nesta cavidade, bem como:

  • Colaborar com os músculos do dorso na movimentação do tronco,
  • Manter a posição ereta,
  • Estabilizar a pelve quando há movimentação dos membros inferiores.

Com tudo isso em mente, é essencial saber como fazer abdominal corretamente, seguindo dicas e orientações para não prejudicar sua saúde!

 Como Fazer Abdominal de Forma Correta?

O número de abdominais se torna insignificante se você não sabe realiza-los da maneira correta. E é isso que você precisa ter em mente.

O primeiro ponto é a postura:

  1. Cuidado com a coluna – ela deve permanecer na superfície plana todo o tempo,
  2. Elevação das costas – a elevação tem influência nos resultados,
  3. A posição dos pés afeta a qualidade do exercício: o corpo precisa estar confortável. Você não pode estar sentindo dores na lombar e/ou costas,
  4. O pescoço precisa estar alinhado com as costas,
  5. Dica de posicionamento: deixe os braços junto ao corpo para que estes se movimentem como um todo – não deixe os braços e/ou cotovelos apoiados no chão (excetuando-se para os tipos de abdominais que exigem esta posição).

O segundo ponto é a concentração:

  1. Concentre a força na barriga,
  2. Concentre-se no movimento,
  3. Sinta o seu corpo durante o exercício,
  4. Repare em sua respiração – expire na subida e inspire ao descer (solte o ar quando estiver no momento de força e depois puxe quando estiver relaxando).

Não exagere na frequência de abdominais: eles não devem ser feitos todos os dias, pois podem machucar a musculatura deste local. O ideal é de 3 a 4 vezes por semana. A velocidade e intensidade, assim como o tipo de abdominal, dependem de sua experiência, isto é, se você é iniciante, intermediário ou avançado. Fique atento(a) que sentir dores ou desconfortos em outros locais durante o exercício não é normal!

5 Principais Estilos de Abdominal Para Acabar Com a Barriga

tipos de abdominal

Abdominal tradicional

É o mais simples, trabalhando a parte superior do abdômen (o músculo reto superior).

Como fazer: deite-se com as costas retas no chão, com pés apoiados e as pernas flexionadas (os joelhos devem estar apontados para o teto). Levante a parte superior do corpo utilizando somente a força dos músculos abdominais.

Abdominal oblíquo

Este fortalece o músculo reto abdominal, além dos músculos transversos e os oblíquos (tanto internos como externos).

Como fazer: deite-se de costas no chão, colocando as mãos na cabeça. Traga os joelhos até um ângulo de cerca de 45 graus, realizando movimentos como se você estivesse andando de bicicleta. Toque o joelho direito com o cotovelo esquerdo e, após, o joelho esquerdo com o cotovelo direito. Vá repetindo o movimento.

Abdominal com as pernas elevadas

O peso das pernas recai sobre a barriga, pois os pés não ficam no chão.

Como fazer: deitando-se com a coluna bem apoiada no chão, estenda as pernas para cima, cruzando os joelhos e contrai o abdômen, levantando o tronco em direção aos joelhos. O queixo deve ser mantido longe do peito. Você pode colocar as mãos sob a coluna para fornecer apoio.

Prancha

Este tipo de abdominal é ótimo para acabar com a barriga e definir a abdômen, trabalhando a musculatura conhecida como músculos do core.

Como fazer: mantendo a coluna em uma posição neutra – não deixando o quadril descer –, posicione-se com uma flexão de braços, apoiando-se apenas na ponta dos pés e nos antebraços. Fique nesta posição por alguns segundos, sempre levando-se em conta o seu preparo físico.

Abdominal elevação de quadril

Trabalha o músculo reto abdominal.

Como fazer: deite-se com as costas encostadas no chão, colocando as mãos no chão também ou atrás da cabeça. Traga os joelhos em direção ao peito até que se alcance um ângulo de 90 graus, com os pés juntos ou cruzados. Contraia o abdômen para retirar os quadris do chão, elevando as pernas em direção ao teto.

Além de incluí-los no treino, você pode fazer estes abdominais para acabar com a barriga no conforto de sua casa, nunca querendo ultrapassar seus limites físicos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here